Siga-me
17796184_1265391353576702_7027074652510619018_n

Criatividade e Técnica Literária complementando-se para aprimorar a escrita

Por Helena Andrade   /     abr 18, 2017  /     A arte da escrita, Literatura Nacional  /  

Quando decidi escrever um livro, não tinha qualquer conhecimento que existiam técnicas de estruturação de textos e narrativa voltadas a literatura de entretenimento. 

Simplesmente sentei, desenvolvi a escrita e enviei o livro para as editoras analisarem.

Naquele momento eu achava que a obra estava pronta e totalmente digna de chegar ao leitor.

Ledo engano!

Por sorte, ou sensibilidade, acho que fico com a segunda classificação, eu já possuía noções de estruturação e pouco tive de adequar para conseguir publicá-la. No entanto, minha sorte naquele momento, e esta é a palavra adequada agora, a editora que me publicou tinha um contrato com um dos maiores mestres em Storytelling, a arte de contar histórias, do mundo, o anglo brasileiro, James McSill.

Foi James que me ensinou as primeiras lições de contar histórias e, algum tempo depois, ele veio a se tornar meu tutor literário.

Infelizmente poucos autores nacionais têm esta preocupação, ou talvez conhecimento. Já li muitos livros nacionais e é nítida a ausência da técnica.

Técnica esta, tão presente nos Best sellers que nos chegam. Esta arte de unir criatividade e técnica é nítida nas obras da literatura mundial, inclusive de renomados escritores há séculos. Talvez este também seja um dos motivos de livros de autores estrangeiros conseguirem cativar o leitor.

No entanto, instrumentos de aperfeiçoamento da escrita e estimulo da criatividade podem ser aprendidos e é esta a proposta que Camila Prietto, consultora da McSill Study Brasil, vem nos trazer com a oficina Teoria Criativa. Os elementos: criatividade, imaginação e estruturação compondo-se para gerar uma boa história.

Dentro deste contexto, estarei em conjunto com a Camila organizando a oficina que acontecerá no próximo dia 06 de maio em Campinas/SP.

Se você for escritor, aspirante a escritor, ou quiser utilizar-se da arte de contar histórias para aprimorar seu empreendimento, venha passar o sábado conosco. 

Há muito o que aprendermos conforme relata Camila:

 

“Histórias são obras de arte que se agarram à memória no exato instante em que a musicalidade e o encantamento do “Era uma vez…” desperta nossos corações.
A arte de contar histórias é sem sombra de dúvidas a maior e melhor forma de expressão utilizada pelas sociedades. Muitos de nós preservam na memória momentos em que esta arte se fez presente e nos encantou. Desde a época em que os animais falavam, quando as fadas ainda concediam desejos, Gatos, Polegares e um famigerado Barba Azul povoam o imaginário infantil.
Mas quando um artista começa a escrever uma história, muitas vezes o conto de fadas vira um conto de terror
Qual é o propósito da vida DO SEU PERSONAGEM?
Qual é a missão DAS SUAS CENAS?
Quais são os segredos da Criação DE UMA ESTRUTURA NARRATIVA?
Por QUE as vezes TUDO ISSO TORNA O PROCESSO CRIATIVO CAÓTICO?
E o mais importante – COMO LIDAR com TUDO ISSO na prática?
Muitos sÃo os desafios enfrentados por um escritor quando ele decide compor uma história.
Escritores sempre se veem diante de uma série de elementos que compõem a narrativa. Para uns isso se apresenta, digamos, de forma mais organizada, mas como lidar com as nossas ideias quando eles vem em turbilhões?
Como cuidar das ideias?
Por onde começar?
Como colocá-las em ação e começar de uma vez por todas a trabalhar na sua história?
É com a ideia de compartilhar fundamentos e hábitos que contribuem com a escrita que nasce o TREINAMENTO TEORIA CRIATIVA (individual ou grupo)
Este treinamento compartilha fundamentos, hábitos, técnicas e ferramentas para quem quer conhecer mais sobre o funcionamento de uma narrativa. Seja iniciante ou experiente na sua jornada da escrita, a prática de estruturar e penar o funcionamento de uma história contribuirá contribuirá para colocar as suas ideias no papel.
Nessa prática em grupo estudaremos juntos a teoria_criativa de forma simples, prática, profunda e divertida, modelando o estímulo à criatividade ao processo criativo particular de cada artista.

Venha passar um dia criando histórias e vivenciando os hábitos por trás de cada prática narrativa.

TEORIA x PRÁTICA
​Há séculos, fundamentos e práticas da escrita povoam o dia-a-dia dos escritores. Seguir? Não seguir? O que meu eu-escritor ganha com isso? Enquanto a teoria opõe-se à prática e explica certa ordem de fatos, a criatividade surge como um fenômeno da prática da invenção.
Mas como usar teoria e criatividade para melhorar o desempenho na escrita?
Quer saber?
Na verdade não é uma tarefa fácil, pois precisa de muita humildade e dedicação na prática de fundamentos e hábitos que refinam a percepção e treinam o jogo habitual do ato de escrever.

O QUE É TEORIA_CRIATIVA?
Teoria_Criativa é uma proposta prática de elevar os pilares “criatividade” e “teoria” e coloca-los para atuar juntos em sua total potencialidade para refinar o instrumento artístico: escritor. ​
Teoria Criativa uma pesquisa pessoal e uma proposta de treinamento da consultora de histórias Camila Prietto, que se dedica diariamente ao treinamento de escritores modelando fundamentos e hábitos de criatividade ao estilo e personalidade de cada escritor.
Teoria_Criativa é a teoria trabalhando em prol da comunicação criativa. É preparar-se para dizer o que se quer dizer, argumentar sim, mas sem perder o auxílio das musas da criação.
Teoria_Criativa é fundamentar-se, é gerar terreno fértil ao fenômeno do insight criativo somado a capacitar-se como um instrumento artístico, afinado e pronto para o ato.

POR QUE A TEORIA_CRIATIVA?
Teoria_Criativa nasceu como uma missão pessoal de compartilhar ferramentas e ideias, e busca inspirar as pessoas a escreverem mais e melhor. Busca alimentar o hábito de criar usando jogos de conhecimento e o fomento à prática da escrita. Um estímulo à ação e a observação criativa.”

 

Mais informações: helena.escritora@gmail.com

 

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*