Siga-me
image1

Livros que valem a pena conhecer!

Por Helena Andrade   /     mar 01, 2016  /     Literatura Nacional  /  

Adoro adquirir livros com os quais me identifico, em especial quando isso acontece com autores nacionais. 

Neste último mês de fevereiro, tive a alegria de entrar na livraria Saraiva e me deparar com os livros de Chris Melo e Maurício Gomide nas gondolas de exposição da Saraiva.  

Eu já tinha intenção de adquirir o livro “Surpreendente” do Maurício que tem feito o maior sucesso entre os leitores e inclusive já está conseguindo se propagar por vários países da Europa. Recentemente o Maurício anunciou a publicação também na Lituânia, depois de já ter fechado com Itália e Portugal. O livro conta a história de Pedro, um cineastra no inicio de carreira que tem uma vida medíocre, mas está convencido de que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Decidido a mudar seu destino, pois ele também foi diagnosticado com uma doença degenerativa na adolescência que poderia levá-lo a cegueira, ele parte numa viagem para fazer o filme dos seus sonhos. Aquele que o colocará no topo da lista dos cineastras. Para apimentar ainda mais a história, ele conhece a ruivinha Cristal que o acompanhará nesta delirante aventura.

A narrativa do Maurício é instigante e em alguns trechos o enredo quase poético nos leva a mergulhar na história. Vale a pena conferir!

Bem, agora falar do romance de Chris Melo, “Sob a luz dos seus olhos”,  sem me emocionar, é difícil. Esta autora me conquistou, exatamente porque escreve da forma a qual sou apaixonada. Vivenciar a história de Elisa e Paul, sentir a intensidade do amor que eles compartilham, os desafios, surpresas, alegrias e conquistas, foi incrível. Chris nos brinda com a história de um amor avassalador, capaz de transformar a vida. Fazer tudo para viver o amor verdadeiro.  

“Esta é a nossa vida, a parte que vale a pena ser contada. Toda a transformação que um ser humano sofreu porque disse sim, toda a magia que só existiu porque, em um dia qualquer, nossos olhos se cruzaram.”

Chris escreve de forma suave, mas intensa.

O que achei interessante é que este livro está sendo republicado, e o que é melhor, agora por uma grande editora. O que deve potencializar a distribuição e fazer com que mais pessoas possam conhecer esta obra prima.

Estou torcendo muito por ela. Precisamos de mais histórias para nos fazer sonhar!

Mas nem só de sonhos vivem as histórias, e é o que mostra “A instrução da noite”, de Maurício de Almeida, um escritor de Campinas, como eu, ganhador do Prêmio SESC de Literatura no ano de 2007, que lança seu novo livro “com uma escrita severa e sincopada, mas também de alto teor poético, ele nos relata a aventura de um filho que, muito tempo depois, se reencontra com o pai perdido. Com o pai, ou com seu expectro? Em capítulos curtos, de uma luz atordoante, e com a memória borrada pelo álcool, esse filho se lança vorazmente sobre o despenhadeiro do passado.”, conforme narra o próprio autor.

A escrita do Maurício, conforme vocês já puderam perceber, é recheada de reflexões e mergulhos nas sombras que muitas vezes nos habitam.

Consegui sentir na pele as angústias e aflições do personagem ao narrar os acontecimentos para sua irmã Tereza. 

Estive no lançamento do livro, que aconteceu na última quinta feira, 25 de fevereiro, e pude constatar o quanto este talentoso escritor está se firmando mais uma vez como um dos grandes nomes da Literatura Nacional.

Ótima semana à todos e que ela seja recheada de boas leituras, como estão sendo as minhas. 

1780653_918675264914981_1021159980768427185_n 10006622_921144731334701_8420243712650018291_n

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*