Pelo segundo ano consecutivo o Literatura em Foco agitou a Unibes Cultural com uma programação recheada de arte no último sábado, dia 30/07/2022.
Partindo da premissa que a Literatura inspira diversas outras manifestações artísticas a programação do evento incluiu exibição de curta-metragem, painel de autores, monólogo, painel de blogueiras, peça teatral e apresentação de SLAM.
Estiveram participando da programação escritoras, blogueiras, ou bookstagrammers, atrizes, poetisas e outros artistas.
Com pessoas engajadas doando seu tempo e talento em prol da literatura foi, no mínimo, envolvente, emocionante, fascinante e encantador. Palavras, ações e movimento nas atuações, poesias, experiências literárias, tudo junto e misturado, sendo apreciado por um auditório muitas vezes lotado na Sede da Unibes Cultural em São Paulo – Capital.
O grupo @universocaju encenou Cinderela Empoderada, com um repertório musical de MPB recheado de diversão e humor. A peça Estamos Aqui!, emocionou com relatos de mulheres em situação de opressão e violência, fazendo-nos refletir sobre a importância deste tema, com textos de Luiza Garbez e Daniela Garbez e atuações emocionantes das atrizes Gaby Rocco, Helena Robles, Larissa Scodelario, Bruna Tovian e da própria Luiza Garbez.
Na apresentação do SLAM, com sua poesia em movimento, Matriarcak, Mari Fagnoli e Sabrina Lopes arrasaram na performance, mostrando que a arte é potente quando necessitamos soltar a voz e pode estimular outras mulheres a fazerem o mesmo. E claro, as mesas de bate papo com as bookstagrammers Blue do @baleiatriz, Mariana Canhoto do @capivararesenha e Erika Oliveira do @cantinhodaerikaa, e a das autoras Cami Pellegrini, Ana Lis Soares, Nanda Chináglia conversando sobre os desafios e conquistas da literatura, em uma mesa comandada pela jornalista Daniela Garbez e pela escritora Luisa Novaes.
Durante o intervalo contamos ainda com a Confraria Amigas do Vinho, brindamos e degustamos esta tarde mágica. Mostrando que as mulheres têm potência e fazem muita diferença em qualquer ramo em que atuem.
Organizar este evento foi uma honra e um prazer neste movimento de estímulo a leitura e a valorização da nossa literatura.
O Literatura em Foco acabou, mas já estou com saudades desta energia boa que preencheu nossa tarde de sábado.